A palavra repolitica está associada á idéia de se refazer, ou seja, começar tudo de uma outra forma. No caso da politica, o autor da idéia, Francisco Withaker, propõe que os eleitores fiscalizem a Câmara.

Quem sou eu

Minha foto
Francisco José Lins Peixoto Contatos: (82)3356-1509 Sugestões: franjolipeixoto@hotmail.com Organizei e toquei violão em um grupo de crianças da igreja católica, juntamente com minha esposa, Clara Maria Dick Peixoto. Ela cantou no grupo e era membro de um grupo de liturgia da Arquidiocese de Maceió. Leio, escrevo e falo inglês, e alemão.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

POLÍTICA

Política - sistema de regras respeitantes à direção dos negócios públicos(ver o novo dicionário do Aurélio).

A POLÍTICA se refere ao controle do comportamento e das interações entre os membros de uma sociedade. Essa necessidade evidencia-se com um exemplo, preferido pelo Chico Whitaker:

Um navio encalhou nas proximidades de uma ilha completamente desabitada e os passageiros conseguiram chegar até à praia. Devido à impossibilidade de sair dali, começaram a construir suas moradias e habitar os diversos locais, sobretudo os mais bonitos. Logo começaram os conflitos, por exemplo, quem morava à beira de um riacho se sentiu incomodado pela água suja lançada por quem morava um pouco acima, necessitando de leis para disciplinar a convivência desses novos habitantes. Isso não ocorreria se somente um passageiro tivesse se salvado.

Conclui-se que a pessoa que se diz "apolítica" está apenas afirmando uma coisa muito difícil de ocorrer no mundo em que vivemos, ou seja, está enganando a si própria.

Nesse sentido o EVANGELHO foi instituído por uma necessidade política, pois é o que mais influi no comportamento e modos de interação entre as pessoas. São leis decididas por Deus. As pessoas que desejam evitar os sofrimentos resultantes de conflitos, mesmo os necessários, assim como as que querem se aproveitar dessa imaturidade comum entre os seres humanos, procuram se ater apenas aos aspectos históricos descritivos e misteriosos do Evangelho, evitando completamente a sua essência, que corresponde às regras práticas do relacionamento humano. Vejamos algumas preferências dos apolíticos contrastando com as dos políticos:

1) a) Os apolíticos esperam da igreja todo tipo de milagre que eles precisem, inclusive prometendo aos outros essa facilidade para conseguir adeptos ao seu modo de pensar.

b) Mc. (2,9; 3,5; 6,5; 8,11), Jo. 11,4. Os políticos sabem que os milagres ocorreram para cumprir a finalidade da missão de Cristo no mundo e assim deve continuar.

2) a) Os apolíticos criam um grande impasse com relação à mãe de Jesus, gerando muitas contradições.

b) Os políticos entendem que o objetivo da mãe de Jesus é estabelecer a aplicação das regras políticas que seu Filho trouxe, evitando polêmicas intermináveis (Mt 12; Lc 8 e Mc 31).

Enfim, as regras propostas pelo Cristo permite que o Reino seja instalado, da mesma forma que já está historiado, no livro de Gênesis. Certamente não será em forma dos milagres descritos no Evangelho, mas do grande milagre político de se usar as leis temporais, também instituídas por Deus, de forma justa e conveniente.

Uma vez exposto este conceito de POLÍTICA, que acreditamos estar diferente do que se encontra no imaginário popular, sendo o conteúdo desse imaginário o resultado concreto das experiências vividas com os políticos, vamos lembrar que o "mundo da política" deveria ter o papel de criar leis (regras de convivência) que cada vez mais se aproximem das leis de Deus. Isso não se pode conseguir sem a participação dos principais interessados, que são os cristãos.

O que é Pastoral Política? Ela foi criada para ajudar os cristãos a desempenhar esse papel tão trabalhoso e difícil que é influenciar na criação e cumprimento das leis. É um conjunto de pessoas que se reúne todos os 3os domingos do mês, às 9:00h, no Centro Social D. Adelmo Machado para troca de experiências e para apoiarem-se nas diversas atividades relativas ao aperfeiçoamento do "mundo da política". Cada participante conta com inteira liberdade de opinião, de filiação partidária, não havendo obrigação de comprometimento com qualquer proposta da qual não concorde. Por razão de coerência, o normal é que seja uma pessoa cristã, mas não se exclui a possibilidade de situações especiais (Mc 9,39). Assim cada um aproveita o que for possível aprender com os demais e procura também contribuir com os seus conhecimentos, colocando-os à disposição para aproveitamento de todos. No momento da apresentação de propostas e sugestões, cada um deve se contentar com a ajuda dos adeptos expontâneos de sua proposta, não havendo obrigação de adesão dos demais, mesmo tratando-se de minorias. Deste modo, cada membro da Pastoral Política ou grupo de membros, poderá falar como membro da Pastoral, mas nunca representá-la em nome dos outros.

ALGUNS PROBLEMAS BÁSICOS PARA SE INFLUENCIAR NO GOVÊRNO DO MUNDO.

O desejo de algumas pessoas é ter o poder para moldar o mundo a seu jeito, sem discutir com os demais cada passo. Essas pessoas são chamadas de autoritárias e o regime ideal par elas seria a Ditadura.

Outras tem o mesmo desejo, porém dissimulam essa intenção através de diversos mecanismos, mas há os que realmente desejam ver o mundo sendo governado por regras consensuais, amplamente discutidas e aprovadas pela maioria das pessoas qualificadas para isso. Dessa forma, o poder emanaria do povo.

Vejam que em qualquer hipótese fala-se de um poder, portanto o poder se refere ao conjunto objetivo de mecanismos que uma pessoa possui e que garante a execução de sua vontade. Por isso pode-se até detestar o poder, mas nunca deve-se subestimá-lo.

A democracia é um sistema de governo que emana do povo. A democracia direta é a que recebe os votos do povo para cada projeto ou lei e a democracia representativa recebe os votos de alguns representantes do povo. Os representantes do povo são eleitos a cada 4 anos, diretamente pelo povo.

Até aqui tudo funcionaria a contento se não houvessem outros poderes que interferem no processo eleitoral, geralmente sem ser percebidos pela maioria dos eleitores. Sem essas interferências, acreditamos que uma amostragem bem escolhida serve para representar o todo com bastante aproximação, como é o caso das previsões estatísticas de quase todos os fenômenos naturais.

As próximas eleições de 2004 vão, por exemplo, escolher os representantes do povo de cada cidade do Brasil ( cerca de 5.700) para decidirem sobre as leis que vão governar as suas cidades. Essa eleição também elege outros representantes do poder executivo.

Como já existe uma lei que regulamenta esse processo eleitoral (lei 9.096), sabemos que as pessoas candidatas ao posto de representante do povo só podem ser indicadas por outras que estejam filiadas e quites com um partido político. Dessa forma, reduz-se em muito a democracia representativa, a menos que um número suficiente de eleitores, adequadamente treinados para a participação, estivesse filiado a partidos políticos com gozo de seus direitos.

Uma das limitações dessa lei é a carência de 1 ano a partir da data da filiação. Isso significa que uma pessoa só pode ser candidata, ou votar na indicação de alguém, se estiver filiada até 03/10/2003, num determinado partido político.

Assim, a Pastoral Política serve para tratar de todos esses detalhes ao longo do ano, pois de outra maneira seria muito difícil capacitar alguém para ser eficiente nesse particular.

BIBLIOGRAFIA

1- CIDADANIA ATIVA – Fita de vídeo das Paulinas Editora – Chico Whitaker

2- O CRISTÃO E A POLÍTICA - Fita de vídeo das Paulinas Editora – Chico Whitaker

3- CONVERSANDO COM CHICO WHITAKER - Fita de vídeo das Paulinas Editora – Chico Whitaker

4- A POLÍTICA SANTA – Peixoto, F. J. L.

5- UMA PALAVRA AOS JOVENS - Peixoto, F. J. L.

6- FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO POLÍTICA - Peixoto, F. J. L.

7- CACHORRINHO ADESTRADO DO PT - Peixoto, F. J. L.

8- REDE DE CIDADANIA ALAGOANA - Peixoto, F. J. L.

9- TRAMITAÇÃO DA LEI CONTRA A CORRUPÇÃO ELEITORAL - Câmara Federal, Brasília.

10- O QUE É VEREADOR - Chico Whitaker, Col. Primeiros Passos, Ed. Brasiliense.

11- O QUE É DEPUTADO - Francisco Weffort, Col. Primeiros Passos, Ed. Brasiliense.

12- O QUE É PODER - Gérard Lebrun, Col. Primeiros Passos, Ed. Brasiliense.

13- REPOLÍTICA – www.repolítica.ong.org

14- Christifideles Laici - João Paulo II

15- Dois Séculos de História - Xerri, Jimmy, Gráfica D. Bosco, Recife-PE, 2001.

16- EM NOME DE DEUS - Yallop, David, Ed. Record, Rio de Janeiro-RJ, 1984.

17- IMPLOSÃO DA DEMOCRACIA NA COMUNIDADE S. ANTÔNIO - Peixoto, F. J. L.

18- AOS PEREGRINOS DE JESUS - Peixoto, F. J. L.

19- LEI 9096 - Dispõe sobre partidos políticos

20-

Maceió, 10 de agosto de 2003

Francisco José Lins Peixoto – Tel. (082) 356-1509

(Membro da Pastoral Política da Paróquia de N. S. das Dores - Jacintinho)

Nenhum comentário: