A palavra repolitica está associada á idéia de se refazer, ou seja, começar tudo de uma outra forma. No caso da politica, o autor da idéia, Francisco Withaker, propõe que os eleitores fiscalizem a Câmara.

Quem sou eu

Minha foto
Francisco José Lins Peixoto Contatos: (82)3356-1509 Sugestões: franjolipeixoto@hotmail.com Organizei e toquei violão em um grupo de crianças da igreja católica, juntamente com minha esposa, Clara Maria Dick Peixoto. Ela cantou no grupo e era membro de um grupo de liturgia da Arquidiocese de Maceió. Leio, escrevo e falo inglês, e alemão.

domingo, 11 de fevereiro de 2007

ECUMENISMO

O que fazer?

Não raro encontramos membros de uma determinada igreja empenhados em demonstrar que sua igreja é verdadeira. Há outros que procuram atingir o mesmo objetivo mostrando a inveracidade e os grandes erros da igreja católica.

Essa ansiedade pode ser explicada talvez por uma simples razão de lógica: Grupos religiosos agindo de forma diferente e crendo de forma diferente, sendo todos verdadeiros, levaria naturalmente a uma conclusão – a de aceitar a possibilidade de mais de um Deus. Como isso não é possível, pelo menos entre as igrejas cristãs, cria-se um grande desconforto diante do fato inconciliável: Se a minha igreja é a única verdadeira, logicamente, as outras são falsas. Esse tipo de conflito é mostrado constantemente nas Escrituras Sagradas, para mostrar ao homem como resolver cada uma dessas dificuldades, onde é essencial descobrir o que é verdadeiro e o que é falso. A propriedade de quem tem a capacidade de escolher o verdadeiro é chamada de discernimento. Salomão ficou famoso porque este foi o único pedido que fez ao Senhor, que foi a capacidade de discernir (I Reis 3,9-11). Vamos citar alguns exemplos clássicos de atos de discernimento nas Sagradas Escrituras:

Mc 11,30 – O batismo de João vinha do céu ou da terra?

Daniel 13, 51-61 – Julgamento dos dois anciãos.

I Reis 3, 23-28 – Sentença de Salomão.

Gênesis 38, 25-26 – Esperteza de Tamar.

As igrejas cristãs seguem a Cristo, e consequentemente crêem no Evangelho:

Mc 14,31 – Passarão o céu e a terra, mas minhas palavras não passarão.

O Evangelho ensina que existe um só Deus:

Mc 12,29 – Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é este: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor;

O Evangelho também reconhece apenas uma igreja:

Jo 10,16 - ... e haverá um só rebanho e um só pastor.

Diante deste conteúdo das Sagradas Escrituras só nos resta concluir que a Igreja de Cristo não está encerrada numa denominação, pois, de outro modo o Ecumenismo não seria uma das dimensões da fé, conforme diz o Evangelho:

Lc 8,21 – Ele lhes disse: “Minha mãe e meus irmãos são estes, que ouvem a palavra de Deus e a observam”.

Cabe a cada um, que se sente tocado pela palavra de Deus, identificar os membros de sua denominação que não procuram por em prática os ensinamentos do Evangelho, ao mesmo tempo em que, através do Ecumenismo, procurar os membros de outras denominações que praticam os ensinamentos do Evangelho, para realizar uma comunhão. Essa parece ser a revelação da verdadeira Igreja, que deve preencher as 6 dimensões:

1a) Comunitário-participativa 4a) Litúrgica

2a) Anúncio-missionária 5a) Ecumênica

3a) Bíblica-catequética 6a) Sócio-transformadora

A utilidade de se identificar os indivíduos, grupos e líderes de sua denominação que não observam as palavras de Cristo é para se precaver, pois deles partem as discussões estéreis, as práticas alienantes, as restrições, o desencorajamento ao exercício da crítica, as exortações à submissão irracional e ao isolamento em relação aos irmãos de outras denominações.

Por outro lado, o discernimento quanto à identificação e busca dos irmãos que ouvem a Palavra e a observam, dentro e fora da denominação, fortalece o diálogo e o crescimento mútuo, podendo atingir um nível de consciência tal que a existência de um único rebanho já seja um fato concreto entre nós.

Um comentário:

Francisco Peixoto disse...

Esse texto foi postado em Fevereiro de 2007. 13 anos após foi postado o texto "Evangelho de S. Mateus, Cap. 23, 1-39" no site www.teologiaanalogica.blogspot.com, que confirma as conclusões do texto publicado em 2007. Ainda mais, com as advertências de Cristo, reveladas no Cap. 23 de Mateus, só existe a saída de não se perder tempo tentando seguir as religiões disponíveis na terra, e sim, construir um agrupamento que pratique o Evangelho de Cristo. Isso pode também ser confirmado pela leitura do texto "Argumentos de uma tese", publicado em Maio de 2019 no site www.coisasdopeixoto.blogspot.com, que revela o famoso teólogo alemão Karl Rahner afinado com a tese de que há necessidade do surgimento de uma nova Igreja.
Francisco José Lins Peixoto
E-mail: franjolipeixoto@hotmail.com