A palavra repolitica está associada á idéia de se refazer, ou seja, começar tudo de uma outra forma. No caso da politica, o autor da idéia, Francisco Withaker, propõe que os eleitores fiscalizem a Câmara.

Quem sou eu

Minha foto
Francisco José Lins Peixoto Contatos: (82)3356-1509 Sugestões: franjolipeixoto@hotmail.com Organizei e toquei violão em um grupo de crianças da igreja católica, juntamente com minha esposa, Clara Maria Dick Peixoto. Ela cantou no grupo e era membro de um grupo de liturgia da Arquidiocese de Maceió. Leio, escrevo e falo inglês, e alemão.

sábado, 2 de agosto de 2008

Resumo do livro O MONGE QUE VENDEU SUA FERRARI

OFERTA AOS PARTICIPANTES DO CURSO DE MÚSICA SACRA – 12/05/06







É com imensa satisfação que oferecemos a todos o resumo do livro que lemos recentemente, e sobre o qual meditamos, colocando-nos também à disposição para debater o seu conteúdo com os interessados.
Sabe-se que um dos índices de desenvolvimento de um povo é o número de livros lido por habitante e por ano. As vezes achamos que os nossos problemas são únicos e esquecemos que muitas pessoas já escreveram sobre isso. É somente saber escolher os livros que valem a pena ser lidos.
Nesse caso, trata-se do livro O MONGE QUE VENDEU SUA FERRARI, de Robin Sharma, publicado no Brasil pela editora Verus, 1997. É baseado nas 7 virtudes orientais: 1) domine a sua mente, 2) Siga seu propósito, 3) pratique kaisen, 4) Viva com disciplina, 5) Respeite o seu tempo, 6) Sirva aos outros altruísticamente, 7) abrace o presente. Essas virtudes foram milenarmente memorizadas a partir de um conto em que um gigante de quase 3m de altura, com apenas uma tira cor de rosa cobrindo suas partes íntimas, sai de um farol alto, de aproximadamente 6 andares, situado no meio de um jardim magnífico, e tropeça num cronômetro dourado causando um grande estrondo. Ele ficou desacordado e quando voltou a si viu um lindo caminho, forrado de diamantes, que foi seguindo e encontrando a felicidade. A explicação para a fábula é a seguinte:
1) O jardim significa a mente. Ela, física, intelectual e moralmente tem um potencial que poderá ficar inexplorado (Paz de espírito duradoura e harmonia). A mente controla muita coisa, portanto, através da disciplina e persistência coloquemos muitas coisas boas como pensamentos. A imaginação cria. Soluções rápidas não funcionam, as duradouras requerem tempo e esforço. Todas as pessoas que se levantam com o sol tem uma coisa em comum (66). Não há tempo para abastecer (70).
2) O farol altaneiro - A felicidade duradoura se origina do trabalho constante para alcançar os seus objetivos e do avanço confiante na direção do propósito de sua vida (87).
3) Kaisen (o lutador de sumô): aperfeiçoamento constante e infinito (106).
4) A tira cor de rosa – Levanto-me com o sol e a primeira coisa que faço é dirigir-me ao meu santuário secreto (122). Alimentos vivos (126). Leia regularmente (129). Ler é assim tão importante? (130). Que tipo de coisas ele anotava? (133). Não há nada de errado em cometer erros (137). Você toma banho de sol? 139). Quando se semeia um pensamento...(145). Esforço, compaixão, humildade, paciência, honestidade, coragem (146). Força de vontade (158). Liberdade (161). A liberdade de escolher o que é certo em detrimento do que é premente. Da mesma forma que um foguete...(168).
5) Respeite o seu tempo (o cronômetro dourado) – Falhar no planejamento é planejar as falhas. Procrastinação (180). A melhor hora de plantar uma árvore foi há quarenta anos, a segunda melhor é hoje (182).
6) Sirva aos outros (As rosas perfumadas) – Fica sempre um pouco de perfume...
7) Abrace o presente (A trilha de diamantes) - Fábula do Pedro (204).


Francisco José Lins Peixoto (repolitica.oi.com.br)

Maceió, 12/05/06

Nenhum comentário: